O nosso cão é de médio porte, com peso normal entre 11 e 15kg quando adulto. Desde o seu nascimento tomou todas as vacinas recomendadas, inclusive contra a leishmaniose, e usou repelentes, tipo o Max 3.
Mas mesmo assim, a partir do surgimento da queda de pêlos em volta dos olhos, solicitamos o exame de sangue e deu positivo para a Leishmaniose. Isso ocorreu em junho de 2011, ele tinha apenas 1 ano e três meses na época.
Porém, e essa é a primeira dica importante aos donos de cães, apenas o exame de sangue não é suficiente para fazer a constatação com 100% de segurança, e sim o da medula óssea. Na cidade em que moramos não existe este exame, e na época não tínhamos o conhecimento que temos hoje, por isso iniciamos o tratamento apenas com o exame de sangue (o que foi um erro, mas posteriormente o exame de medula realizado em Brasília DF também deu positivo).
Constatada a doença através do exame de medula, a primeira coisa a se fazer ter é calma, e saber que o seu cãozinho tem tratamento com boas perspectivas de sucesso, principalmente se ele for jovem, como era o nosso caso. Evite contar para outras pessoas que não têm conhecimento do assunto, pois no Brasil a cultura é de sacrifício dos cães, mantenha sigilo e procure um veterinário que seja a favor do tratamento.
No nosso caso, iniciamos o tratamento na nossa cidade, com orientação veterinária acompanhada de exames periódicos. Mas depois preferimos mudar para um especialista em Brasília DF, com renome nacional no tratamento contra a leishmaniose e com uma clínica que supria todas as necessidades.
Pelo fato do nosso cão ser jovem e o tratamento ter começado rapidamente, ele teve poucos sintomas da doença, mas alguns ocorreram:
+ Queda de pelagem em algumas partes do corpo: tratadas com Loceryl creme.
+ Imobilização de alguma patinha: tratada com Alcort.
Estes foram os sintomas externos apresentados, mas internamente, através dos exames de sangue, também foram encontrados micro cristais na urina e quadro de anemia. No mais, o nosso cachorro nunca teve lesão renal ou em outro órgão. Também vale dizer que mesmo com o quadro de anemia apresentado no exame de sangue, ele continuou sendo um cão ativo e brincalhão.
Bom, resumindo, durante vários meses o nosso cão foi medicado com Alopurinol e Cimetidina (isso vai acontecer para o resto da vida), Vibramicina (contra a anemia), Sepurim (para ajudar com os cristais na urina), Organact (suplemento alimentar), coleira Escalibur e Max3 (repelentes contra o mosquito), dieta baseada na ração Urinary ou Renal (é muito importante que o cachorro continue se alimentando, contra a falta de apetite dele misturávamos fígado moído ou carne moída cozidos e sem tempero e às vezes ovo cozido).
Com o tratamento acima, pode ocorrer o controle da doença, mas nunca a sua cura. A cura apenas ocorrerá com a aplicação de parasitidas, tipo o Milteforan, Glucatime e outros. Lembrando que no Brasil este tipo de droga ainda é proibida, o que é um absurdo, pois em toda a Europa é utilizado e com resultados confirmados.
Na verdade, o nosso país é de uma cultura tão pobre, a politicagem é tão escancarada, os cidadãos são tão omissos, que o Min. da Saúde recomenda o sacrifício dos cães com exames de sangue positivos como combate à Leishmaniose, em detrimento da real causa da doença, que á a falta de saneamento básico.
O primórdio de tudo é a corrupção que ocorre neste país, não se aplicando o dinheiro necessário no saneamento básico, permitindo a disseminação do mosquito transmissor da leishmaniose e outros hospedeiros, como os ratos.
Além do mais, sacrificar um cachorro com leishmaniose apenas baseado no exame de sangue é um crime!! Apenas o exame de medula pode detectar realmente a doença e o mais importante, nem todo cachorro contaminado é infectivo. Isso mesmo, dependendo da proporção de protozoários, ele é incapaz de transmitir a doença ao ser humano, além dos repelentes utilizados, como a coleira e os Max3.
Voltando ao nosso assunto principal, como fomos morar em Portugal por alguns meses, levamos o nosso inseparável cachorro e lá continuamos o seu tratamento, e o veterinário achou que para o seu caso era melhor a utilização do Milteforan. Como dito antes, na Europa o tratamento é normal, por lá não existe a cultura de sacrifício dos cães, eles são medicados e curados. Inclusive, tanto o Milteforan e Glucantime existentes por lá são de tratamento veterinário e não humanos.
Lá em Portugal compramos por um site, o portalmascota, inclusive, o site diz que faz vendas para o Brasil, mas sobre isso não sabemos precisar detalhes. Enfim, com o Milteforan por 60 dias, dado diretamente ao animal via oral e não por 28 dias e misturados à comida como diz o Portal Mascota, o nosso animal se recuperou e há aproximadamente 15 dias, depois de 10 meses de tratamento, recebemos o exame de medula negativo!! A melhor notícia de todas!!
Mas a doença deixa consequências, como fígado ou rins comprometidos e por isso Alopurinol, Cimetidina, Ração Renal ou Urinary e Organact devem o acompanhar pelo resto da vida.
Bom, como dito anteriormente, não somos médicos veterinários, somos leigos na teoria do assunto, este blog é apenas para incentivar a cultura do tratamento dos cães, pois só assim pode ocorrer a mudança na lei e a cessação do sacrifício de animais passíveis de tratamento ou até mesmo saudáveis.
Você que é dono de um cão com a doença constada, fique calmo, procure orientação, veja se é ou não infectivo, veja qual o melhor tratamento e boa sorte!!
Boa noite,
ResponderExcluirqual o nome do veterinário renomado aqui de Brasília?
No aguardo.
Obrigado
Att,
Eduardo Trindade
Eduardotrindade@hotmail.com
Pra quem busca mais informações sobre Leishmaniose http://www.fielamigo.com.br/trata/index.html
ResponderExcluirBom dia, gostaria de saber quanto do remedio voces usaram? tem o de 30,60 e 90. e quanto colocavam todo dia na comida dele? por favor responder no email: izabela@sunfish.com.br.
ResponderExcluirObrigada!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal, fazendo uma pesquisa encontrei esse documento sobre leishmaniose na internet. Achei muito interessante, além de explicar sobre a doença ele também dá sugestões de tratamentos dependendo do estado do cão! Abraços! http://www.wirespeed.com.br/arquivos/protocolo-leishmaniose.doc
ResponderExcluirQual o médico em Brasília? Pode responder para meu email? solangegraciano@terra.com.br , obrigada Solange
ResponderExcluirOlá, aqui é Patrícia Baptista, sou produtora da TV Brasil, da EBC. Estamos produzindo uma matéria sobre a Leishmaniose, para veicular no jornal Repórter Brasil nesta semana (24/04). Você gostaria de conversar conosco?
ResponderExcluirPor favor, entre em contato pelo email patricia.cunha@ebc.com.br ou pelo telefone:
(61) 3799-5310
Obrigada.
Olá. Gostaria muito de saber o nome do profissional. Estou em busca de um especialista. Pode mandar pro email amandateresa82@gmail.com
ResponderExcluiroi,minha cadelinha esta c a doença,e a zoonose queria leva ela eu nao deixei eles falarao q o ministerio da saude vao me multar o que eu faço?por favor me ajudem,obr
ResponderExcluirBoa noite. Fiquei muito aliviada ao ver seu relato. Minha companheira foi diagnosticada hoje como positiva no exame de sangue.
ResponderExcluirVocê pode, por favor, me passar o contato do especialista em Brasília? Meu e-mail é mgoldenj@gmail.com
Faremos tudo por ela. Obrigada de coração!
Bom dia!
ResponderExcluirMto bom saber que tem gente que se preocupa com a vida desses animais... Estamos passando por essa mesma situação com um dos nossos 3 cães. iniciamos o tratamento a uma semana, com ajuda de uma veterinária. Mas gostaria de ter contato com esse especialista de Brasília. Teria como vcs nos passar o contato? Meu email é juninhocosta2007@gmail.com
Aguardo!
Mto obrigado pela dedicação.
Olá muito bom o post!
ResponderExcluirAgradeço de coração pela ajuda, vcs me deram a luz!
tenho 5 cães, 2 deles estava com sintomas, 1 deles muito debilitado, tentei vários remédios mas todos para sarna pois o veterinário afirmou que era esse o problema, passado algum tempo vi que nada fazia efeito e ele so ficando pior, fiz o exame nos 2, infelizmente deu positivo, estou muito triste, muitas pessoas pedindo pra mim sacrificar que é o melhor, que eu posso contamina meu parentes e vizinhos.
Hoje procurei um outro veterinário que já esta me acompanhado, ele fez os exames nos outros 3 que não aparentam estar com a doença, estou rezando para que eles estejam salvos dessa praga.
Amanha começo a dar os remédios para os 2: Alopurinol e LEISHIMANIA mais um Liguido para doenças Renais indicado pela Drogaria de Manipulação.
Também já providencie a coleira Scalibur para os 5.
Pulverizei o quintal ( sem os cachorros é claro ).
Oque mais devo fazer?
A alguma outra prevenção HUMANA contra o mosquito?
já procurei vacinas é não encontrei =(
Meu email r1ch4rd_rox@hotmail.com
DESDE JA MUITO, MAS MUITO OBRIGADO!
Olá,
ResponderExcluirGostaria de saber o nome do especialista. Favor enviar para o email: mvinicius890@gmail.com
Olá poderia entrar em cobtato comigo por email para que eu pudesse tirar algumas duvidas em relacao ao tratamento com vc... sei que vc nao eh especialista mas ja vivenciou e ngm melhor para me dar algumas respostas... meu email eh vivianecambessa@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirtenho uma cadelinha que ha pouco foi diagnosticada com a doença. Estou muito preocupada e por isso gostaria de saber o nome do especialista de Brasília. Quem puder me ajudar, por favor, entre em contato comigo por meio do e-mail aliceferraz25@gmail.com
Obrigada
Olá gostaria de saber o nome do especialista em Brasília por favor !
ResponderExcluirfabimilanese@hotmail.com
em fevereiro /2014
ResponderExcluirConheço duas Clínicas em Brasília: Indico "Empório dos Bichos"
Tenho uma animal em tratamento há 3 meses que se mostra hoje, aparentemente normal.
Estamos fazendo uso de Milteforan o qual importamos. Ele é prescrito de acordo com o peso corporal: 1 ml para cada 10 kg de peso ou seja , 40 kg dou 4ml, por dia .Segundo estudos científicos a cura parasitária é possível.
Uso diariamente 2x ao dia: Omeprazol, domperidona e alopurinol.
Por quase dois meses o animal fez uso de Doxiciclina (Vibramicina) ,
É de grande porte, 40 kg, da raça dobermann.
suspenso após 15 dias de uso concomitante ao Milteforan.
hellenhp@gmail.com
bom dia, eu estou muito apavorada, pois acabei de descobrir que os dois cães estão com leishmaniose. Eu tenho pouco recurso e não sei o que fazer, vão sacrificar meus animais.
ResponderExcluirBom dia se alguém puder ajudar salvar meus animais entre em contato comigo: nayfelipe2010@gmail.com uma palavra de conforto pelo menos
ResponderExcluirpara me acalmar, pois ouvi da PBH que a leishmaniose não tem cura.
Oi preciso muito do seu email! entra em contato comigo? minha golden de 5 anos e meio e 32Kg dá negativo pra medula mas nos exames de ELisa e RIFI dá reagente 1/160 o que já confirma a doença. Como a medula dela dá negativa as chances dela sao ainda maiores. Por favor me passa informacoes como onde comprou o milteforan e como proceder com a doenca? Meu email é sissinha@gmail.com obrigada
ResponderExcluirOla, fiquei sabendo hoje pelo exame da medula que meu labrador de 2 anos tem leshi. A veterinaria recomendou o tratamento e vamos tratar. Ela disse que ele vai tomar um remedio diario e que agora vai tomar 6 doses da vacina dividida de 2 em duas num espaço de 21 dias e que depois vai tomar de 6 em 6 meses 4 doses da vacina tbm num espaço de 21 dias pro resto da vida. O seu tbm tomava tanta vacina assim? Ou so a capsula diaria? Aguardo ansiosa sua resposta.
ResponderExcluirObrigada.
julianadireito@hotmail.com
Olá, fiquei muito feliz em ler o seu depoimento diante de tanta ignorância quanto ao assunto no Brasil. Nossas histórias são bem parecidas... Meu cachorro estava com 1 ano e 4 meses quando sugiram os primeiros sintomas da leishmaniose (com todas as vacinas leishmune em dia, coleira e repelente). Fizemos a sorologia e os três exames deram positivo. Iremos fazer o exame de medula óssea para confirmar ou não (esse exame é o mais importante!)
ResponderExcluirSomente com a sorologia eu estava desesperada e para completar as pessoas em minha volta só falavam em sacrifício. Me atualizei, li bastante sobre o assunto e independente do resultado, sei que existe o tratamento.
Fiquei super animada que seu cãozinho se tratou! Espero pelo dia em que o nosso país comece a liberar os remédios de tratamento, como na Europa que já ocorre há tempos.
O que precisamos é de responsabilidade social, higienização, uso de repelentes, citronela, etc... o cão não transmite a doença (apesar de ser um hospedeiro) e SIM o mosquito "palha".
A região norte e nordeste do Brasil são a prova de que sacrifício não adianta de nada! Os números da leishmaniose só aumentam...
Inúmeros cães foram sacrificados injustamente por resultado de exame incompleto (sem fazer o da medula óssea) e principalmente pela ignorância que ronda a nossa cultura.
Lembrando que a ajuda de um profissional capacitado e além de tudo HUMANO (por estar lidando com uma vida) é essencial!
Boa sorte a todos. Vamos lutar pela vida!
Abraços,
Ficarei eternamente grata à blogs como este que me ajudaram na cura de leishmaniose da minha cadela. Administrei Milteforan por 28 dias na minha bulldog inglês, e ontem depois de dois meses do tratamento recebi o resultado do novo exame e deu NEGATIVO!
ResponderExcluirNão sacrifique o seu cão, cuide dele, pois existe cura para Leishmaniose, e só depende de você pois a maioria dos veterinários não quer tratar com o Milteforan por desconhecer.
Olá Mirela, gostaria de saber onde comprou o milteforan. Quero comprar para tratar minha labrador de 02 anos. Por favor me ajude! Meu email é ale-09@hotmail.com. Abraço
ExcluirMirela onde você conseguiu comprar o milteforan? Por favor me responda camilamssimplicio@gmail.com
ExcluirOlá, gostaria que compartilhassem comigo as experiências de vcs quanto ao tratamento com Miltenforan..meu cachorro tem 9 anos e depois de 2 fazendo tratamento com alopurinol, vitaminas, promun..está fazendo tratamento com Milteforan...começou hoje...quem puder compartilhar comigo..sobre seringa..se descarta...sobre as advertências..uso de luvas...convívio com outros animais...tudo isso..se puderem me ajudar:
Excluireniladilia@hotmail.com
Por favor me ajuda, me manda um email sirleygarrido@gmail.com me informando como conseguir os remedios para o tratamento da leish?
ResponderExcluirobrigada
Bom dia ,,como faço pra entrar em contato com esse médico aqui em Brasília ...nome e meio de contato.
ResponderExcluirGrato
Edinho1977@hotmail.com
Paulo Tabanez
ExcluirPaulo Tabanez
Excluirola tenho milteforan de 30, 60 e 90 ml, se alguem precisar entre em contato jcs-cortez@hotmail.com, entrega imediata e cura em 28 dias
ResponderExcluirola tenho milteforan de 30, 60 e 90 ml, se alguem precisar entre em contato jcs-cortez@hotmail.com, entrega imediata e cura em 28 dias
ResponderExcluirOla, muito recofortante ler esse depoimento, exatamente hoje recebi o diagnóstico do meu cachorro, e deu positivo para essa doença. Gostaria que vocês me enviassem informações sobre como conseguir este medicamento que leva a cura do animal. Pois vamos começar o tratamento, mas sei que é apenas paleativo. Obrigada. alvesariadene@hotmail.com
ResponderExcluirLeishmaniose canina
ResponderExcluirTenho medicamento que tem tido 100% de sucesso de cura
Sem efeitos secundários
Posso enviar à cobrança
São 26 euros =100 reais mais despesas de envio
c.sandecastro@hotmail.com.
Leishmaniose canina
ResponderExcluirTenho medicamento que tem tido 100% de sucesso de cura
Sem efeitos secundários
Posso enviar à cobrança
São 26 euros =100 reais mais despesas de envio
c.sandecastro@hotmail.com.
Vamos nos falar por email.
Excluireliandralima@gmail.com
consultorvalemassa@yahoo.com.br
Excluirme mande mais infos amigo
Boa noite!
ResponderExcluirPor favor nome da clínica em Brasília.
eliandralima@gmail.com
Paulo Tabanez
ExcluirBoa Noite também descobri o diagnostico da minha cadelinha. Mas diferente dos casos acima, ela tem 11 aninhos, mas a veterinaria disse que tem chance de tratamento, embora ela não trate e não conheça ninguém que faça.
ResponderExcluirNão tenho muito recurso financeiro pra levar ela para fora...e nem sei se ela aguenta.
Mas por favor. Se tiverem qualquer informação sobre formas de tratamento e onde posso encontrar a medicação entrem em contato por favor.
daiely_feitosa@hotmail.com
Por favor me passem o nome é contato desse veterinário de Brasília que faz. O tratamento, mande no meu email camilamssimplicio@gmail
ResponderExcluirOi,sou de Brasília.Aqui tem 2 ótimos em tratamento de laish o Paulo tabanez e Ricardo meu whats 61 8489 7872
ExcluirOi,sou de Brasília.Aqui tem 2 ótimos em tratamento de laish o Paulo tabanez e Ricardo meu whats 61 8489 7872
ExcluirOlá! Essa doença tem cura sim! Tenho GLUCANTIME INJECTÁVEL PARA TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE!
ResponderExcluirComprei esse medicamento na Itália para tratamento da minha Yorkshire e é específico para cães! Como foram 2 caixas,
utilizei apenas uma e a outra que está lacrada e tem vencimento para 04/2018, estou disponibilizando
para venda! Para outras informações e detalhes entrar em contato: (85) 9 9925-5588 (WhatsApp).
Obrigada!
Ainda tem disponivel?
Excluirolá Nauter.Tenho milteforan para o tratamento da leishmaniose, se tiver interesse favor chamar no whatsapp 31 9 89432111
ExcluirBoa tarde! Tenho um frasco de Milteforan 60 ml trazido da Espanha. Está na caixa, lacrado e com validade até 2018. Moro em Brasília. Quem se interessar entre em contato comigo no email mauriciooliveira71@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde! Tenho um frasco de Milteforan 60 ml trazido da Espanha. Está na caixa, lacrado e com validade até 2018. Moro em Brasília. Quem se interessar entre em contato comigo no email mauriciooliveira71@gmail.com
ResponderExcluirO especialista é o doutor Paulo Tabanez, pessoal! Maravilhoso!
ResponderExcluirBoa tarde! Vc pode enviar pro meu email o contato de quem fez o tratamento? Acabamos de descobrir que nossa "filha" está com leishmaniose, e estamos meio desesperados... Meu email é blasics@yahoo.com.br
ResponderExcluirObrigado
Boa noite, gostaria de saber a dosagem da medicaçao que ofereceu ao seu caozinho, o meu tem feito acompanhamento veterinário e a medicaçao sugerida foi o alopurinol, uma tal de imunoterapia q acaba com meu bichinho e um shampoo pra seborreia. Tenho procurado ajuda na internet. Ele pesa entre 10 e 12kg. Agradeço a ajuda. lisreis07@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de saber a dosagem da medicaçao que ofereceu ao seu caozinho, o meu tem feito acompanhamento veterinário e a medicaçao sugerida foi o alopurinol, uma tal de imunoterapia q acaba com meu bichinho e um shampoo pra seborreia. Tenho procurado ajuda na internet. Ele pesa entre 10 e 12kg. Agradeço a ajuda. lisreis07@gmail.com
ResponderExcluirOnde comprar Milteforan e Glucantime® - Meri
ResponderExcluirreginastelastilac@gmail.com
Onde comprar Milteforan e Glucantime® - Meri
ResponderExcluirreginastelastilac@gmail.com
Tenho milteforan a partir de RS 800,00. 30ml, contato 31988107262
ResponderExcluirTenho milteforan 30 ml(799,00) 60 ml(1.100,00)e 90 ml(1.450,00) Whatsapp (61) 98489 7872 Maria
ResponderExcluirTenho milteforan 30 ml(799,00) 60 ml(1.100,00)e 90 ml(1.450,00) Whatsapp (61) 98489 7872 Maria
ResponderExcluirSIM!EXISTE VIDA APÓS A LEISHMANIOSE!
ResponderExcluirtenho milteforan com preço bem em
conta, se alguem precisar, estou a disposição.31 9 89432111
Dizem q existem um coquetel para tratar..alguem sabe?
ResponderExcluirQue história linda muito obrigada por você nos da uma esperança. Tenho 7 cachorros e dois provavelmente estão com a doença do estou aguardando o resultado. Gostaria de saber como ministro esses medicamentos as dosagens pois infelizmente na região que vivo só tem 2 veterinários e eles recomendam a altanasia. Por favor enviam resposta para o meu e-mail reasilviabelem@gmail.com
ResponderExcluirSo parem de querer medicar seus animais sem acompanhamento de um vet que tenha conhecimento e experiencia sobre a doença....Não é uma doença banal.
ResponderExcluirBom dia tenho um cãozinho de 2 kilos gostaria de saber a dosagem do alopurinol e os outros medicação mi passa por email por favor
ResponderExcluirMarciadiasusa@hotemail.com
ResponderExcluirQue gentil você compartilhar sua experiência! Muito obrigada.. tenho uma Schnauzer que faz tratamento há 3 anos. Fizemos quimio, melhorou os resultados e agora ministro alopurinol diariamente. Graças ao bom Deus ela não apresenta sintoma nenhum! Mas, o remédio será pra sempre. Tbm não meço esforços.. coleira (scalibur e seresto), alopurinol, vitaminas .. vamo que vamo! Ainda teremos muitos anos com nosssos bichinhos se Deus quiser amém.
ResponderExcluirHilabarbara vc NÃO usou o milteforan
ResponderExcluirPessoal boa tarde por favor minha belezinha está com leishmaniose comprei o alopurinol qual a dosagem certa... comprei de 100mg seria dois por dias? Me ajudem por favor
ResponderExcluirBoa noite!!
ResponderExcluirComo vocês tomaram conhecimento desse tratamento por 60 dias?? O que eu conheço é o de 28 dias, para tratar!! É real a cura com 60 dias de milteforan??
Qual dosagem indicada pra um cão de 15 a 20 km
ResponderExcluirboa tarde.
ResponderExcluirGostaria de saber quanto do remédio vocês usaram?
A minha cachorra tem leishmaniose e toma 600 mg de alopurinol. Qual a dosagem dos outros remédios? favor enviar resposta para o email: zaptuca12@gmail.com
também moro em Brasília, qual o nome da clinica e do especialista que você foi?
ResponderExcluir